
No último dia 13 de dezembro foi celebrado O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual. A data foi instituída em 1961 com o objetivo de promover a conscientização sobre os direitos, a inclusão e o combate ao preconceito e à discriminação enfrentados por pessoas com deficiência visual. Nesta data, a Minalba Brasil, empresa do Grupo Edson Queiroz, reforçou seu compromisso com este público por meio da oferta de produtos acessíveis.
Segundo o IBGE, mais de 6,5 milhões de pessoas apresentam algum tipo de deficiência visual no Brasil. Para oferecer uma experiência de compra e consumo mais inclusiva, em 2023, a Minalba Brasil lançou o projeto hashtag#LataPraTodosVerem, com a primeira água em lata com descrição em braille na tampa do Brasil.
O produto foi desenvolvido em parceria com a Ball Corporation, fabricante de embalagens de alumínio, e com consultoria da Fundação Dorina Nowill para Cegos. Hoje, todo o portfólio em latas da companhia contempla a iniciativa de inclusão em sua tampa.
“Na Minalba Brasil, acreditamos que a acessibilidade é uma jornada sem limites, que tende a crescer e se adaptar conforme a necessidade de diferentes públicos. Quando lançamos as primeiras latas com descrição em braille, queríamos inspirar o mercado em um movimento transformador em prol da acessibilidade, e temos trabalhado constantemente para isso”, afirma Aelio Silveira, CEO da companhia, que é líder no segmento de água mineral brasileiro.
A lata com descrição em braille de Minalba Brasil já foi reconhecida e homenageada por diferentes premiações nacionais e internacionais. Dentre elas, o Prêmio EMBANEWS e o Innovation by Design Awards, ambos relacionados ao conceito inovador e o potencial de transformação do setor de embalagens que o produto oferece.

Diretor e Editor Chefe da publicação EMBANEWS.