A sobra de produto nas embalagens desafia os consumidores a criarem formas de extrair até a última gota, evitando desperdício. A preocupação é maior em produtos de alta valor agregado.

O mesmo desafio existe nas embalagens industriais. Neste caso, a perda por unidade pode superar os 10kg de produto, o que, em produtos de alto valor agregado causa ainda mais prejuízos à empresa.

Com foco na melhoria contínua do consagrado Sistema de 1.000L, a Embaquim, especializada em bag-in-box, uniu-se à empresa química IQX e desenvolveu um bag com escoamento eficiente e diferenciado. São as inovadoras bolsas de 1000L Easy Flow.

A bolsa Easy Flow possui, em sua estrutura, um aditivo oleofóbico que funciona como um repelente ao produto envasado, mitigando a aderência à parede do bag. Sem a necessidade de fazer nenhuma modificação no sistema de desenvase no end user, o aditivo reduziu em 40% o peso do conteúdo residual. Ao final de um ano, a nova embalagem garantiu funcionalidade no escoamento e uma economia de 6.000 kg de produto, isto considerando apenas uma linha de produção.

O bag é produzido com o aditivo da IQX cuja tecnologia atua na superfície interna da bolsa, criando uma camada iônica que repele o produto durante o envase, mesmo em produtos de alta viscosidade. O aditivo, bem como toda embalagem, é aprovado para contato com alimentos e é 100% atóxico.

A bolsa traz ainda benefícios em relação à sustentabilidade, pois resíduos de produtos dentro da embalagem dificultam a reciclagem pós-consumo. Além de ser um agente contaminante, o resíduo encarece o transporte até o reciclador. A bolsa Easy Flow também é 100% reciclável por ser monomaterial. Ela também otimiza o desempenho da embalagem na etapa de desenvase, minimizando perdas intrínsecas ao processo.

A Bolsa de 1.000L Easy Flow, da Embaquim, foi vencedora Ouro em Design Estrutural – Funcionalidade do Prêmio ABRE 2023.

UMA EMPRESA QUÍMICA VOLTADA PARA A INOVAÇÃO

A IQX é uma empresa de base tecnológica dedicada ao desenvolvimento de aditivos inovadores direcionados, principalmente, para atendimento aos mercados de transformação de plásticos/borrachas e reciclagem com o objetivo de gerar impacto socioambiental positivo. Desde 2011, a empresa não produz aditivos, e passou a desenvolver soluções que ressignificam o plástico e a borracha e geram impacto socioambiental positivo.

“Na IQX, direcionamos as inovações para melhorar a economia da reciclagem, garantindo, através do uso de aditivos, que os plásticos e borrachas reciclados tenham maior valor agregado e que novas funcionalidades sejam inseridas para promover a retenção de valor. Acreditamos que para o desenvolvimento sustentável, os negócios devam estar amparados em boas práticas de governança, com benefícios sociais e ambientais vivenciados na empresa e endereçados aos nossos clientes e parceiros”, afirmam as diretoras e sócias Silmara Neves e Carla Fonseca.

CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO AMPLIAM MERCADO

A Embaquim é uma empresa de embalagens que auxilia seus clientes a atingir o sucesso por meio de soluções inteligentes e produtos de alta qualidade. Seu portfolio abrange desde bobinas e sacos plásticos (liners) até bolsas de 1.000 litros em estruturas variadas. A Embaquim é pioneira no Brasil na produção de bag-in-box e líder no mercado brasileiro de bolsas para caixas de papelão e contentores metálicos para as indústrias de alimentos e bebidas, agrícola, farmacêutica, química e de cosméticos.

“Utilizando recursos de avançadas tecnologias, a Embaquim oferece novas oportunidades de mercado aos seus clientes e conduz seus negócios de acordo com os princípios do desenvolvimento sustentável, através do exercicío da criatividade e inovação”, afirma Laura Canteiro, presidente da Embaquim.

Saiba mais:
https://www.embaquim.com.br;
https://www.iqx-inove.com.br

Autor
Diretor da Embanews Ricardo Morena Hiraishi

Diretor e Editor Chefe da publicação EMBANEWS.