Um novo desenvolvimento, não é só fazer uma entrega bonita, mas sim criar experiências que realmente importam para os consumidores e para o nosso planeta.

Vivemos numa época em que a preocupação com a sustentabilidade não é apenas uma opção, mas uma necessidade latente. Sendo assim, é de extrema importância que o profissional de embalagem, esteja conectado e engajado para olhar seu trabalho com este foco. Uma boa dica para realizar um desenvolvimento assertivo, é conectar-se com parceiros empresas de matérias primas e de tecnologias de embalagens que estejam olhando para o mesmo objetivo. Desta forma e juntos irão pensar em como suas escolhas poderão impactar o meio ambiente.

Um desenvolvimento sustentável, é aquele onde as embalagens são concebidas para serem recicláveis e reutilizáveis. Prolongando assim o ciclo de vida dos recursos que usamos e ajuda a preservar o nosso planeta.

E é aqui que nos deparamos com a parte mais difícil: não se trata apenas de colocar produtos bonitos nas prateleiras. Temos que trabalhar na mentalidade dos consumidores. Precisamos mostrar não só a vontade de consumir, mas também a mensagem que cada produto carrega em relação ao meio ambiente. Cada embalagem deve contar uma história sobre respeito e consciência ambiental.

Desenvolver de forma sustentável é saber usar o que a natureza nos dá, de maneira sábia e responsável. É sobre reaproveitar ao máximo e evitar novas explorações dos recursos naturais. E isso começa conosco, os profissionais da embalagem!

anúncio de curso superior do senai de tecnologia em produção gráfica
Autor
Colunista Leandro Lima Andrade

Graduado em Química com especialização em Engenharia de Embalagens, possuindo 20 anos de experiência profissional na área de embalagens nos segmentos Cosmético, Alimentício e Limpeza.