UM CHECK LIST DA EMBALAGEM DE E-COMMERCE

Na primeira parte deste artigo, procurei demonstrar, com base em pesquisas, que a embalagem do e-commerce é mais relevante para os consumidores que a embalagem adquirida na venda física. Nesta segunda e última parte do artigo preparamos um Check List para separar claramente o que é uma embalagem projetada para o e-commerce de uma embalagem de “entrega”, igual a todas as demais que o consumidor recebe.

CHECK LIST DA EMBALAGEM DE E-COMMERCE

  1. Checar se a sua embalagem do e-commerce será recebida com alegria na chegada, promovendo um final feliz para o processo de compra. Uma embalagem personalizada começa a cumprir esta função se ela for projetada tendo em vista que deverá promover essa sensação.
  2. Fazer com que a embalagem cause uma boa impressão na chegada, com imagens, desenhos, mensagens escritas e cores que impressionem positivamente e mostre que houve um cuidado em seu design e na sua criação, diferente das demais embalagens comuns.
  3. Garantir que a embalagem tenha personalidade própria e não seja igual ou similar às embalagens comuns usadas para entregar todo tipo de mercadorias. Que não seja mais uma, mas sim a sua embalagem, a embalagem da sua marca. A embalagem que você projetou para destacar sua marca nesse canal de comercialização. A embalagem precisa ter design exclusivamente feito para ela e para a missão que ela deve cumprir. Embalagens impressas com uma única cor por exemplo, não precisam usar apenas o preto, podem usar cores personalizadas.
  4. A “desembalagem” dos produtos do e-commerce põe à prova a qualidade da embalagem no desempenho de suas funções. O consumidor declarou na pesquisa que detesta receber embalagens improvisadas, cheia de fitas adesivas, que requerem a utilização de tesouras e facas para serem abertas e que depois revelam um amontoado de enchimentos, áreas vazias, espaços inúteis e outras deficiências que o consumidor não só percebe, como admira quando são bem solucionadas. Embalagens que estimulem a prática do “Unboxing” e as postagens nas redes sociais representam excelentes oportunidades de fazer marketing da marca no ambiente em que o tema está em pauta na rede.
  5. A chegada da embalagem na casa do consumidor é a hora da verdade de todo o processo de compras online, uma oportunidade de ouro para a marca estabelecer e, ou, reforçar sua conexão com o consumidor quando ela pode passar sua mensagem para que a confiança em seus produtos seja fortalecida.
  6. Mas a mais importante oportunidade que a embalagem do e-commerce cria para o negócio da empresa é a possibilidade de iniciar “UMA NOVA VENDA”! É nesse momento mágico em que o consumidor vive a experiência com o produto que a inclusão de itens, brindes, folhetos, catálogos, mensagens e, sobretudo o convite para que o consumidor se dirija ao site da marca e receba informações úteis para obter resultados melhores na experiência com o produto, bonificações por sua escolha e ofertas especiais relacionadas ao produto que foi comprado. Se a embalagem não conduzir alguma dessas iniciativas para continuar a venda iniciada online, ela está perdendo a grande oportunidade que a compra do produto proporcionou para manter e estender conexão com o cliente gerando novos negócios para a empresa.

Caso não consiga produzir uma nova embalagem, projetada exclusivamente para seu negócio no e-commerce, comece atendendo os itens do check list acima que possam ser incorporados na sua embalagem atual.

Mas vale a pena considerar a oportunidade estratégica que representa para seu negócio a adoção de uma embalagem projetada exclusivamente para ajudar o negócio da sua empresa e não apenas para “CARREGAR” seu produto até a casa do consumidor.

Autor
Colunista Fábio Mestriner

Designer, Professor e Escritor Especialista em Design & Inteligência de Embalagem.