No dia 04 de dezembro, em evento híbrido, a ABRE lançou dois materiais que abordam questões fundamentais sobre EMBALAGEM E SUSTENTABILIDADE.
Tendo como objetivo ampliar a discussão sobre um tema tão relevante e focando na importância da embalagem dentro da cadeia de consumo em que ela participa, essas ferramentas abandonam o “tequinês” típico da indústria e trazem o assunto de forma leve e fácil de entender.
Essa nova maneira de comunicar contribui para que a sustentabilidade seja tratada de forma transversal pelas empresas e ajuda a colocar todos os envolvidos na “mesma página”, algo que é fundamental para que a embalagem seja realmente eficaz no seu papel de agente de sustentabilidade.
Um dos materiais é o Guia passo a passo para Autodeclaração Ambiental nas Embalagens, uma ferramenta para melhorar a qualidade das autodeclarações ambientais nas embalagens, resgatando seu papel no engajamento para o consumo responsável.
As autodeclarações ambientais configuram todo texto, símbolo ou gráfico que indicam um aspecto ambiental de um produto, de um componente ou de uma embalagem, feita em rótulos de produtos ou em embalagens.
Autodeclarações ambientais nas embalagens feitas de maneira adequada e assertiva têm como objetivo:
Diminuir o greenwashing trazendo uma comunicação mais clara para o consumidor ajudando-o a fazer escolhas melhores e contribuindo para o consumo responsável;
Dar segurança para as empresas declarantes que terão respaldo para sustentar a autodeclaração ambiental caso sejam questionadas por consumidores ou órgãos reguladores.
A ferramenta da ABRE traz oito passos que devem ser seguidos para que uma ótima autodeclaração ambiental seja feita nas embalagens dos produtos de bens de consumo, pois a crescente proliferação de símbolos e selos tende a confundir os consumidores e a comunicação feita com ética e transparência gera valor compartilhado.
Os oitos passos são:
- Briefing
- Normas
- Rascunho
- Pré teste
- Preparação para o lançamento
- Compromisso de qualidade
- Aprovação para o lançamento
- Pós-aprovação
A Constelação da Embalagem Sustentável surge como uma leitura indispensável para profissionais de diversas áreas das companhias, como por exemplo, marketing, compras, comunicação, comercial, entre outras.
O documento destaca o papel das embalagens na construção de um futuro sustentável e é essencial para alinhar toda a equipe e posicionar a embalagem como um elemento estratégico de sustentabilidade, além de ser fundamental para o engajamento do consumidor.
A Constelação da Embalagem Sustentável traz o conceito da embalagem positiva que abrange três pilares fundamentais e quais são os caminhos para chegar lá.
Pilares da Embalagem Positiva Social: garante qualidade de vida, oferecendo acesso aos produtos e sendo um condutor de saúde e bem-estar;
Ambiental: preserva o produto, reduz e evita desperdícios, viabiliza o transporte e a distribuição;
E como agente de transformação: estimula escolhas conscientes, promovendo hábitos mais sustentáveis e agregando maior valor. E as estrelas da Constelação da Embalagem Sustentável apontam como tornar as embalagens cada vez mais positivas.
As estrelas da Constelação da Embalagem Sustentável:
- Matéria-prima
- Função
- Circularidade
- Eficiência e eficácia
- Consumidores
- Intencionalidade
A Constelação da Embalagem Sustentável é um convite para que todo o ecossistema de embalagem e bens de consumo atue de maneira conjunta para ampliar cada vez mais o impacto positivo das embalagens. O Guia passo a passo para Autodeclaração Ambiental nas Embalagens e a Constelação da Embalagem Sustentável estão disponíveis para download em:
www.abre.org.br/abresustentabilidade
Diretor e Editor Chefe da publicação EMBANEWS.