O calendário de eventos 2025 do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta) está no ar com maior oportunidade de aprendizagem e interação entre pesquisa, academia e setores produtivos, já que 30 das 40 atividades programadas serão presenciais. Sob coordenação do Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea), estão um seminário inédito, um congresso internacional e oito cursos dedicados a diferentes materiais para acondicionamento de produtos variados.
Enquanto em 2024 quatro dos sete cursos do Cetea foram on-line, neste ano serão apenas dois cursos neste formato. Assim, o desafio será manter ou até mesmo superar o índice de 95,47% de satisfação dos participantes sem deixar de lado os principais objetivos: a melhoria contínua dos sistemas de embalagem e uma maior competitividade dos setores produtivos, com especial atenção aos benefícios para a sociedade.
Como diariamente trabalha com diversos os materiais e embalagens nos laboratórios, o corpo técnico está motivado em receber presencialmente cada vez mais profissionais e estudantes para apresentar de perto exemplos práticos e melhor impulsionar discussões relevantes.
TEMAS QUE FAZEM A DIFERENÇA
A novidade de 2025 será o Seminário de inovação em embalagens celulósicas, marcado para 10 e 11 de junho, que abrangerá conceitos, diferentes abordagens para melhoria, aplicações, desafios e oportunidades. Outro destaque é a 13ª edição da Conferência Internacional de Embalagens Flexíveis Tappi/Cetea, realizada a cada dois anos com a Divisão de Polímeros, Laminações e Revestimentos da Tappi, associação técnica da indústria de papel e celulose sediada nos Estados Unidos, para alavancar inovações entre convertedores e usuários do setor na América do Sul e na Europa.
Fundamentais para a atualização e o desenvolvimento de equipes, os cursos mais uma vez têm especial atenção. O primeiro, programado para 26 e 27 de março, abordará requisitos básicos, características, propriedades e legislação aplicadas às embalagens metálicas. Os alimentos enlatados, inclusive, serão foco do BPCS Training, de 1º a 5 de setembro, capacitação requisitada em cumprimento à legislação dos EUA para supervisores de processamento de alimentos de baixa acidez e acidificados mantidos a temperatura ambiente.
As embalagens celulósicas, por sua vez, ganham destaque em 7 e 8 de maio com um curso dedicado a propriedade e avaliação da qualidade e outro focado em regulamentos da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa) para contato com alimentos. Esses regulamentos serão abordados também considerando embalagens e materiais plásticos: haverá um curso presencial em 8 e 9 de abril e outro on-line em 7 a 9 de outubro. As embalagens plásticas voltam a ser abordadas de 11 a 13 de novembro em curso on-line com foco em seus materiais e propriedades.
Além disso, em 24 e 25 de junho acontece a quinta edição do curso Embalagens para produtos farmacêuticos e para saúde: materiais, requisitos e avaliação da qualidade.


Pesquisadora e diretora do Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea/Ital).