A FTD Educação, conhecida pela produção de materiais didáticos e soluções educacionais, também tem um forte compromisso com a sustentabilidade e busca reduzir seu impacto ambiental por meio de diversas iniciativas. Uma delas envolve o reaproveitamento de materiais orgânicos para a produção de adubo, contribuindo para a economia circular e a redução de resíduos.
Como explica Roberto Jovan da Silva, coordenador de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente da FTD Educação, a ideia do reaproveitamento dos resíduos orgânicos e sua transformação em adubo surgiu do compromisso da empresa com a sustentabilidade e com a meta do modelo de Aterro Zero no nosso Parque Gráfico, localizado em Guarulhos (SP). “Identificamos a oportunidade de reduzir o desperdício e dar um novo propósito aos resíduos do restaurante, transformando- os em um recurso valioso para a comunidade”, diz. “Por meio do processo de compostagem, conseguimos converter até 30 quilos de resíduos orgânicos por semana em adubo de alta qualidade, que é destinado a hortas de ONGs e projetos sociais”.
Essa iniciativa não apenas reduz o impacto ambiental, mas também fortalece a responsabilidade social ao apoiar a agricultura urbana e contribuir para um ciclo produtivo mais sustentável, reforçando o compromisso com a economia circular e a preservação dos recursos naturais.

A QUEM SE DESTINA O ADUBO?
O adubo orgânico produzido a partir da compostagem dos resíduos do restaurante do Parque Gráfico da FTD Educação é destinado a parceiros e clientes que visitam as instalações para conhecer o processo de produção de livros e materiais didáticos. “Como queremos promover impacto positivo e conscientização, desenvolvemos uma embalagem especial para o nosso adubo orgânico, tornando essa iniciativa ainda mais significativa”, afirma Silva.
Assim, a empresa chegou à Camargo Embalagens, que atendia às necessidades de sustentabilidade e compostabilidade exigidas pela empresa. As embalagens produzidas para o adubo possuem uma barreira de odor, o que garante uma experiência mais agradável; e são feitas de um material compostável, garantindo que, assim como o adubo, possam também retornar à natureza sem causar impactos negativos.
Felipe Toledo, diretor executivo da Camargo Embalagens, complementa: “Além disso, as embalagens são produzidas a partir de materiais recicláveis, como o Polietileno Verde, que é um tipo de plástico derivado da cana-de-açúcar, o que também endossa nosso compromisso em oferecer à FTD Educação soluções sustentáveis de acordo com a sua proposta”, enfatiza.
Silva explica que esses diferenciais foram decisivos na escolha da Camargo Embalagens, pois era preciso que a embalagem também refletisse o compromisso da FTD com a economia circular e com a redução de resíduos, garantindo que todo o processo – desde a compostagem até a entrega do produto – estivesse alinhado às práticas sustentáveis da empresa, reforçando a mensagem de conscientização e incentivo a hábitos mais responsáveis por parte de quem recebe o adubo”, conclui.
https://camargociaembalagens.com.br
https://ftd.com.br
Diretor e Editor Chefe da publicação EMBANEWS.