Expertise de 42 anos no mercado de papelão ondulado foi a inspiração para tornar um sonho em realidade

O setor de caixas de papelão é frequentemente considerado um termômetro na atividade econômica devido à sua relação próxima com diversos setores industriais e comerciais. Como as caixas de papelão são amplamente utilizadas para embalar e transportar uma variedade de produtos, incluindo alimentos, produtos eletrônicos, cosméticos, entre outros, a demanda por essas embalagens está intimamente ligada à atividade econômica em geral. Portanto, variações na produção e no consumo de caixas de papelão podem refletir mudanças na demanda por bens de consumo e, consequentemente, na saúde da economia. Assim, muitas vezes, o desempenho do setor de caixas de papelão é monitorado como um indicador de tendências econômicas mais amplas.
A prévia dos indicadores da EMPAPEL, apurados em parceria com FGV/IBRE, sinaliza que o Índice Brasileiro de Papelão Ondulado (IBPO) avançou 0,8% em março na comparação com o mesmo mês do ano de 2023, para 152,3 pontos (2005=100).
Em termos de volume, a expedição de caixas, acessórios e chapas de papelão ondulado alcançou de 341.965 toneladas no mês. Na série iniciada em 2005, este é segundo maior volume expedido entre os meses de março, ficando atrás apenas de março de 2021 (362.473 toneladas).
Nesta edição da revista EMBANEWS, entrevistamos Cícero Mário, sócio e diretor-comercial da Delta Indústria de Caixas de Papelão Ondulado que nos contou como a empresa está atuando neste mercado tão competitivo. Cícero Mário é formado em Direito, pós-graduado em Direito empresarial pela FMU, MBA em Gestão Empresarial pela FGV, MBA em Gestão Comercial pela FGV, e está cursando pós-graduação em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. O empresário está há mais de 42 anos no mercado de papelão ondulado, tendo atuado em grandes empresas do segmento.
A Delta atua há 8 anos no mercado de embalagens de papelão ondulado e está sediada na cidade de Itaquaquecetuba (SP), em um terreno de 12.500 m2, com área construída de 4000 m2. Possui certificações ISO9001:2015 e FSC, e tem capacidade produtiva para até 400 toneladas por mês.
EMBANEWS: Quais foram os principais eventos ou inspirações que levaram à fundação da Delta Indústria de Caixas de Papelão, os principais produtos e serviços oferecidos e os mercados que atende?
CÍCERO MÁRIO: A inspiração para a fundação da Delta, teve a ver com o que nós acreditamos, com a nossa expertise no segmento de papelão ondulado, e com a materialização de um sonho. Ainda, que exista um número expressivo de cartonagens no segmento, o nosso sentimento sempre foi de acreditar nesse mercado e trabalhar, buscando diferenciais que encantem os clientes. A Delta nasceu, visando atender com excelência, no que tange, ao aspecto de criação, qualidade e pontualidade de entrega. Os clientes da Delta sabem, que o nosso Setor de Desenvolvimento e de Produção, podem, devem e tem sido considerado por eles, como uma extensão da sua Empresa. Além, das embalagens de papelão propriamente dita, fornecemos para os nossos clientes, caixas com conceito CKD (que substituem as caixas de madeira e plásticas), para armazenamento de produtos pesados e exportação. Atendemos todos os setores da indústria que consomem embalagens de papelão ondulado e outros que possam ser substituídos, dentre eles, automobilístico, alimentício e farmacêutico.
EMBANEWS: Como a empresa aborda questões de sustentabilidade e responsabilidade ambiental em sua produção e operações?
CÍCERO MÁRIO: O Papelão já tem sua composição 100% sustentável, e internamente atuamos com a capitação de todas as aparas geradas durante o processo produtivo para um coletor. Essas aparas são comercializadas com os fabricantes de matéria-prima, que as utilizam para a fabricação do papel. O resíduo dos insumos para a fabricação do produto, são descartados em galeria e ,posteriormente, coletados por empresas específicas para o descarte correto (controlados por CADRI), materiais descartados no dia a dia como papel, plásticos, dentre outros, temos um programa de coleta seletiva interna, com a distribuição de lixeiras nas cores específicas de cada resíduo, pela empresa.
EMBANEWS: Quais são os principais desafios enfrentados pela indústria de embalagens de papelão ondulado atualmente e como a Delta está respondendo a esses desafios?
CÍCERO MÁRIO: Estamos inseridos em um mercado, extremamente concorrido, e cada empresa busca o seu espaço, visando o crescimento e consolidação junto aos seus clientes e parceiros comerciais. Dessa forma, são muitos os desafios a serem superados. O cliente mudou ao longo dos anos, criando outras expectativas na sua jornada de compras e não tem mais tempo para esperar. Cada projeto e/ou desenvolvimento chega com a necessidade de senso de urgência. O cliente não quer mais apenas, receber a embalagem ou produto, ele quer eficiência e solução dos problemas em tempo real, e garantia do abastecimento.
A Delta tem a sua expertise na criação e produção de embalagens em papelão ondulado, e está preparada para corresponder com todas essas expectativas, tendo um parque industrial moderno, com equipamentos de última geração e, principalmente, profissionais especialistas para atender essas demandas.
EMBANEWS: Quais inovações recentes a empresa introduziu em seus produtos ou processos de fabricação, incluindo investimentos em profissionais, para melhor atender às necessidades dos clientes?
CÍCERO MÁRIO: Vou destacar algumas:
- Aquisição de uma Impressora 2,400 XINTIAN, XT-D RLUX, com impressão 4 cores + unidade Slotter + unidade corte e vinco rotativo, com produtividade superior e tempo de setup mais rápido, qualidade na impressão de excelência, e capacidade de imprimir em maior quantidade de cores é superior à dos equipamentos que tínhamos anteriormente;
- Contratação ou nomeação de Gestores para os departamentos estratégicos da Empresa (Gerência de Vendas, Gerência de P&D, Gerência da Qualidade, Gerência de Operações e Gerência de Recursos Humanos), visando atender os nossos clientes em todas as suas necessidades e repassando, internamente, estes requisitos. A nossa proximidade com o cliente proporciona para ele, uma segurança ao decidir sobre o fornecedor da caixa que vai embalar o seu produto;
l Alteração no layout da fábrica, proporcionando uma melhor interação dos processos e do espaço físico atual, e a separação do estoque de produtos acabados da área de produção na fábrica.
EMBANEWS: Pode nos falar da relevância das embalagens de papelão no atual cenário da sociedade?
CÍCERO MÁRIO: A relevância e a contribuição da embalagem de papelão ondulado para a sociedade tem a ver com sustentabilidade, transporte e proteção dos seus produtos. Tendo como premissa, a embalagem ecologicamente correta, primando sempre pelo respeito ao meio ambiente, sendo um produto de simples descarte, em detrimento de outras caixas, a exemplo das de madeira e plástica.
Outro ponto importante é a personalização, uma vez que o papelão ondulado pode ser moldado em diferentes formas e tamanhos, e impresso em diversas cores, conforme padrão do cliente. Com o aumento da tendência de compras online, principalmente impulsionada pela pandemia do Covid-19, a indústria de papelão ganhou ainda mais relevância em diversos outros setores que necessitavam com certa urgência o cumprimento de seus prazos de entregas.
Saiba mais:
https://deltacaixaspapelao.com.br
Diretor e Editor Chefe da publicação EMBANEWS.