Principal evento voltando a indústria de alimentos e bebidas é vitrine de inovações e tecnologias na América Latina.

A Fispal Tecnologia, tradicional feira de negócios do setor de alimentos e bebidas, chegou a sua 40ª edição. A EMBANEWS conversou com Marina Cappi, Business Manager da Fispal Tecnologia e da Tecno-Carne, para nos contar toda essa trajetória. Marina tem mais de 25 anos de experiência no mercado de feiras de negócios e congressos e é responsável pela gestão das feiras Fispal Tecnologia e TecnoCarne na Informa Markets.

foto com marina cappi

EMBANEWS: Como a Fispal Tecnologia evoluiu ao longo dos últimos 40 anos para se tornar um dos principais eventos do setor de tecnologia para a indústria de alimentos e bebidas nas Américas e quais foram os principais marcos e inovações que marcaram a trajetória?

MARINA CAPPI: Desde sua primeira edição, a Fispal vem participando do desenvolvimento da indústria de alimentos e bebidas, trazendo inovações e tendências para as empresas e profissionais que atuam neste setor. A marca Fispal nasceu há 40 anos, quando um grupo de engenheiros de alimentos promoveu um congresso para discutir os desafios do setor de alimentação. De lá para cá, o evento se desenvolveu, a princípio, reunindo todo o setor da cadeia de alimentação, desde o ingrediente até o alimento finalizado. Em 2001, houve uma necessidade do mercado de desmembramento da Fispal em dois eventos: um direcionado às indústrias de ali- mentos e bebidas e outro direcionado ao canal de alimentação fora do lar. Assim, nasceram a Fispal Tecnologia e a Fispal Food Service. Hoje, a Fispal Tecnologia é reconhecida como a principal plataforma de conexão do setor, onde profissionais, empresários e fornecedores podem se reunir para trocar experiências, conhecer as últimas tendências do mercado e realizar negócios. Nos sentimos privilegiados e, ao mesmo tempo, desafiados a cada edição da Fispal Tecnologia. Entre os principais marcos e inovações, destacam-se:

  • Década de 1980: Início da Fispal Alimentos, focando em promover o encontro de empresas e profissionais de todo o setor de alimentos e bebidas.
  • Década de 1990: Expansão internacional, com a participação crescente de expositores e visitantes de outros países da América Latina.
  • Década de 2000: Nasce a Fispal Tecnologia, evento agora totalmente focado em atender às indústrias de alimentos e bebidas, introduzindo novas tecnologias e soluções, como automação industrial e processos de embalagens mais eficientes no mercado.
  • Década de 2010: Em um cenário com o mercado interno receptivo, onde indústrias estavam retomando o investimento em maquinário e embalagens, a Fispal Tecnologia reforça o apoio às micro e pequenas indústrias (MPEs), e lança um pacote de participação focado na ampliação do mix de expositores, aumento nas oportunidades de negócios e crescimento do setor.
  • Década de 2020: Adaptação às novas demandas do mercado digital, com a incorporação de soluções de Indústria 4.0 e eventos híbridos (presenciais e virtuais). Foco na sustentabilidade, com a apresentação de tecnologias verdes e soluções eco-friendly.

EMBANEWS: Como a Fispal Tecnologia está se adaptando às mudanças e desafios no mercado de eventos, principalmente, frente aos hábitos digitais?

MARINA CAPPI: Nos últimos quatro anos, expandimos as nossas soluções digitais. Lançamos a plataforma digital Fispal Tec, realizamos eventos híbridos e reforçamos o nosso canal de conteúdo Food Connection para manter o contato com a nossa audiência durante o ano inteiro. A Fispal Tecnologia agora é muito mais do que uma feira, é uma plataforma de conexões. Durante o ano inteiro, oferecemos para as empresas, parceiros de negócios e visitantes outros canais de comunicação e relacionamento, como a plataforma, que traz funcionalidades como agendamento de reuniões, mapas interativos e informações atualizadas sobre a programação da feira e expositores; conteúdos on demand e redes de relacionamento com colegas do setor. Além de nossos eventos, a Informa Markets possui uma divisão com produtos e serviços de marketing focados em engajar, atrair e converter novos clientes para o negócio. Atuamos, assim, como uma empresa que conecta pessoas e negócios 365 dias por ano dentro de uma jornada que combina ações e entregas físicas e digitais.

EMBANEWS: Qual o percentual de participação de empresas ligadas ao setor de embalagens?

MARINA CAPPI: Tivemos mais de 470 marcas expositoras neste ano, sendo que 30% são de empresas que não estavam na edição do ano passado, ou seja, apresentaram muitas novidades, além das atrações de experiência e conteúdo. E o setor de embalagem reuniu mais de 150 expositores. Empresas renomadas como Chromoplast, Jowat, Sleever, Amcor, Jaguar, Bomix, Fibrasa e Converplast estiveram presentes, algumas retornando após edições anteriores. Esse percentual reflete a importância das soluções de embalagem na cadeia produtiva de alimentos e bebidas, e a feira se destaca por apresentar inovações que atendem às demandas por eficiência, sustentabilidade e design no setor de embalagens.

Da esquerda para direita: Araceli Silveira, Danieli Guglielmi, Clélia Iwaki, Marina Cappi e Renata Camargos, durante a abertura da 40ª Fispal Tecnologia.

EMBANEWS: Quais foram os números e destaques da edição comemorativa de 40 anos da Fispal Tecnologia?

MARINA CAPPI: Este ano a feira ocupou 50 mil m² de área de exposição, o que representou um aumento de 20% em relação a edição de 2023. Simultâneo a Fispal Tecnologia ocorreu a TecnoCarne, ambas as feiras receberam 46.530 mil visitantes entre os dias 24 e 27 de junho, no São Paulo Expo. Nesta edição comemorativa de 40 anos, a Fispal Tecnologia promoveu diversas atrações ao longo dos quatro dias de evento: A Arena FispalTec, principal congresso da indústria de A&B, abordou temas como inovação & tecnologia industrial, embalagem, comunicação & e-commerce e ESG; a Arena da Cerveja Artesanal, com conteúdo dinâmicos e degustação, a Jornada da Pequena Indústria, iniciativa para potencializar a visita de micro e pequenas indústrias no evento, o Fispal Women’s Connected, espaço para networking com mulheres comandando painéis de discussão, e o Lounge Premium, um espaço para geração de negócios e networking entre profissionais C-Levels da indústria e expositores. Simultaneamente à Fispal Tecnologia aconteceu a TecnoCarne, principal ponto de encontro para as indústrias de proteínas. As feiras são complementares e oferecem soluções para o mercado. A Arena de Conteúdo TecnoCarne, com novos conteúdos para a indústria frigorífica, o Frigorífico Legal e a Vitrine da Carne – cortes e ingredientes estão entre as atrações ocorridas.

EMBANEWS: Como a Fispal Tecnologia está contribuindo para impulsionar a inovação e a competitividade na indústria de alimentos e bebidas, tanto no Brasil quanto internacionalmente?

MARINA CAPPI: Temos diversas iniciativas que ajudam as empresas do setor a serem mais competitivas. A Fispal Tecnologia funciona como um hub de inovação, apresentando as últimas tecnologias e tendências que impulsionam o desenvolvimento do setor. Por meio das parcerias estratégicas a feira consegue ampliar sua rede de comunicação e transferência de conhecimento com instituições de pesquisa, universidades e centros tecnológicos para fomentar a inovação e a adoção de soluções sustentáveis, incentivando práticas que reduzem o impacto ambiental e aumentam a eficiência dos processos produtivos. Também ajudamos a gerar negócios internacionais, conectando empresas brasileiras com mercados globais e vice-versa. A edição deste ano contou com expositores de 17 países, incluindo EUA, Itália, Polônia, Suíça, Alemanha, Áustria, Taiwan, Peru, Chile, Uruguai, Colômbia, China e Tailândia, além de visitantes internacionais de 31 países, com destaque para a presença dos principais países da América do Sul, como Argentina, Uruguai, Bolívia, Paraguai, Chile e Peru.

Saiba mais:

www.fispaltecnologia.com.br

Autor
Diretor da Embanews Ricardo Morena Hiraishi

Diretor e Editor Chefe da publicação EMBANEWS.