Entre os vencedores do WorldStar Awards 2024, anunciados no início do mês, um dos mais interessantes é o Projeto Aedes do Bem, desenvolvida pela empresa de biotecnologia Oxitec. A premiada é a fabricante brasileira de papelcartão Papirus, na categoria “Materiais e Componentes de Embalagem”, responsável pelo desenvolvimento da caixa para o Projeto Aedes do Bem, uma solução de controle biológico para o mosquito da dengue.

Neste projeto, a embalagem tem a função de transportar os ovos do mosquito AEDES DO BEM, geneticamente modificados para que, uma vez nascidos, os mosquitos (machos) sejam inseridos na natureza e seus descendentes (nascidos de fêmeas silvestres) não transmitam a dengue, febre amarela e outras doenças tropicais).

O desafio era desenvolver uma embalagem para B2C e B2B à base de fibra de celulose, que fosse viável para o ponto de venda, e-commerce e funcional na incubação dos ovos e na liberação do Aedes na natureza. Era preciso durar três semanas sob chuva/sol, servindo como isolante térmico, permitindo assim o ciclo de reprodução do Aedes.

A caixa é feita em papelão onda B, utilizando acoplamento de papelcartão Vitaliner 225 g/m², da Papirus. A embalagem é de fácil montagem e de manuseio simples pelo usuário. Possui aberturas que permitem a fuga do Aedes e um buraco na parte traseira como gancho. O formato cúbico e suas dimensões são otimizadas para o menor consumo de material e maior cubagem na paletização e transporte e também são adequados para exposição e manuseio no ponto de venda. Todas as peças são separáveis e recicláveis.

O design gráfico utilizou cores atraentes para os PDVs físicos e canais virtuais. Foram privilegiadas informações claras sobre o produto e como utilizá-lo, incluindo códigos QR para obter mais detalhes sobre os benefícios da tecnologia para a saúde pública. Um dos QR Code variável leva a informações mais detalhadas sobre o projeto. Outro QR Code ao lado leva ao App da empresa para mais informações. Além disso, informações sobre como funciona a tecnologia e mais detalhes do projeto podem ser encontradas nas laterais da caixa. Internamente são apresentadas instruções de uso.

Este é o terceiro prêmio conquistado pela Papirus com esta embalagem, O desenvolvimento da embalagem teve a participação de um time de parceiros da Papirus, formado por Renato Larocca, diretor da consultoria SIDE – Sistema Integrado da Diversidade de Embalagens -, Álvaro Azanha, consultor de embalagem da How to Pack, Manolo Amato, técnico da Papirus, e Leandro Heredia, diretor geral da Novoriginal Gráfica e Editora.

Esta edição do WorldStar premiou 214 projetos, de um total de 435 inscritos por 41 países. Os países mais premiados foram Japão (28), Alemanha (21), Austrália e Nova Zelândia (16), EUA (12) e Brasil e Áustria (11 cada).

A cerimônia de premiação será realizada na Tailândia, em 15 de junho, durante o evento ProPak Asia. Na mesma ocasião, a WPO anunciará os vencedores das categorias especiais, incluindo o Prêmio Presidente, Prêmio Sustentabilidade, Prêmio Marketing e Prêmio Embalagem que Salva Alimentos.

Saiba mais:
https://www.papirus.com;
https://www.oxitec.com/br/home;
https://worldstar.org

Autor
Diretor da Embanews Ricardo Morena Hiraishi

Diretor e Editor Chefe da publicação EMBANEWS.