O Brasil sediará, pela primeira vez na América Latina, um congresso dedicado exclusivamente à indústria de embalagens metálicas. O OneCan – Congresso Internacional de Embalagens Metálicas será realizado de 6 a 8 de abril de 2027, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP), com foco em inovação, sustentabilidade e geração de negócios.
Idealizado pelas principais entidades representativas do setor: Associação Brasileira de Aerossóis (ABAS), Associação Brasileira de Embalagens de Aço (ABEAÇO) e Associação Brasileira da Lata de Alumínio (Abralatas), e promovido pela Koelnmesse Brasil, o OneCan nasce com a proposta de reunir, em um único ambiente, toda a cadeia de valor das embalagens metálicas, de matérias-primas e componentes a soluções de design, logística, reciclagem e economia circular.
Primeiro com esse escopo na região, o congresso reforça o papel do Brasil como hub estratégico para a indústria de embalagens metálicas na América Latina, conectando indústria, inovação tecnológica e agendas globais de sustentabilidade.
UM MERCADO ESTRATÉGICO PARA A ECONOMIA BRASILEIRA
O setor de embalagens metálicas tem peso relevante na economia nacional. As três associações que idealizam o OneCan representam dezenas de empresas que, juntas, movimentam mais de R$ 55 bilhões em faturamento anual e respondem por cerca de 52 mil empregos diretos e indiretos. O Brasil também ocupa posição de destaque no cenário internacional: é o quarto maior produtor mundial de aerossóis, o terceiro maior mercado global de latas de alumínio para bebidas e um dos maiores de embalagens de aço.
Para as entidades que idealizam o congresso, o lançamento do OneCan ocorre em um momento estratégico para o setor. “Com o consumo em alta e uma cadeia cada vez mais orientada por eficiência, inovação e responsabilidade ambiental, o Brasil reúne escala, maturidade industrial e liderança em economia circular para se consolidar como plataforma de referência na América Latina. Ao reunir toda a cadeia das embalagens metálicas, o congresso cria um ambiente estratégico para atrair investimentos, acelerar parcerias e fortalecer a competitividade do mercado nacional no cenário global”, afirmam os presidentes Alyne Freitas (ABAS), Thais Fagury (ABEAÇO) e Cátilo Cândido (Abralatas).
Além de conteúdo técnico e estratégico, o One- Can foi concebido como uma plataforma de negócios, reunindo expositores de toda a cadeia e oferecendo conteúdo qualificado para mais de 3.000 visitantes do Brasil e do exterior.
“O OneCan foi criado para responder a demandas reais do mercado e preencher uma lacuna importante da indústria: a ausência de um evento dedicado exclusivamente às embalagens metálicas. Em um único ambiente, reuniremos expositores de toda a cadeia, criando uma plataforma estratégica de geração de negócios e conteúdo qualificado para mais de 3.000 visitantes do Brasil e do exterior”, afirma Beni Piatetzky, Diretor-Geral da Koelnmesse Brasil.
A realização simultânea do congresso com a Anuga Select Brazil 2027 amplia ainda mais o alcance do evento, aproximando fabricantes de alimentos e bebidas, brand owners e tomadores de decisão de setores como cosméticos, produtos de limpeza, tintas e indústria química.
Gerald Böse, CEO da Koelnmesse, ainda destaca o papel estratégico do OneCan no portfólio global da organizadora. “Com o OneCan ampliamos a presença da Koelnmesse no Brasil e abrimos um novo segmento de crescimento. Ao alavancar nossa liderança global em Food & FoodTec por meio de eventos como Anuga e Anuga FoodTec, conectamos a inovação em embalagens às demandas da produção global de alimentos e de setores adjacentes, como cosméticos, produtos de limpeza, tintas e produtos químicos”, afirma Böse.

