KERRYGOLD “EXPORTA” UM POUCO DA IRLANDA EM CADA UM DOS SEUS PRODUTOS. AS EMBALAGENS ESTAMPAM O VERDE DA BANDEIRA DO PAÍS E AS PASTAGENS BUCÓLICAS, CELEBRANDO COM MUITO ORGULHO A TRADIÇÃO DO SEU POVO, QUE É VALORIZADA DENTRO E FORA DO PAÍS

Após a segunda guerra, a maioria dos países procuraram alternativas para retomarem suas economias e se reconstruírem. Na Irlanda, entre outras medidas, no início dos anos 60, o país investiu inicialmente nas exportações de seus famosos laticínios e uma das jornadas de maior sucesso, a Kerrygold, apostou no orgulho irlandês e em embalagens.

O design contempla a verde “Irlanda” e sempre destaca que o leite é “Original Irish” (original da Irlanda) e ainda informa que as vacas irlandesas são alimentadas com grama irlandesa. A vaca irlandesa pastando na grama continua no logo da marca, faltando apenas escrever “proud to be Irish” (orgulho de ser irlandês).

Os irlandeses têm muitas tradições e uma rica cultura. Muitos deles imigraram para Europa e Estados Unidos em busca de oportunidades e para fugir dos longos conflitos religiosos e políticos. E, estejam onde estiverem sempre prestigiam suas marcas e produtos.

Kerry fica no condado da província de Munster, sudoeste da Irlanda, limitado pelos condados de Limerick e Cork a leste e pelo Oceano Atlântico ou suas enseadas ao sul, oeste e norte. A empresa começou a exportar com a marca Kerrygoold em 1961. O cuidado com a marca, nome, design e das embalagens sempre esteve presente, inclusive, a escolha do nome foi a partir de um concurso público com a participação da comunidade toda.

As embalagens seguem modernas e inovadoras. Diferente do conceito de filme rígido como bandeja selada por filme flexível, os queijos fatiados são embalados em embalagem flexível com fechamento lateral por selo. Um papelcartão virgem é inserido internamente para manter a rigidez do pacote.

As manteigas utilizam um pote plástico de parede fina “suportado” por um rótulo de papelcartão. Um lacre de alumínio impresso (com a cena das vacas irlandesas, claro) garante que o produto é inviolável. O rótulo segue os preceitos do ecodesign e é facilmente separado por um pré-corte na lateral e pelas orientações claras de descarte da embalagem! Um carinho cuidadoso pelo meio ambiente.

Embalagem melhor mundo afora, mundo melhor.

Autor
Colunista Assunta Camilo

Diretora do Instituto de Embalagens.