O Fedrigoni Group anunciou a aquisição de uma participação minoritária na Papkot®, uma start-up que desenvolveu a primeira tecnologia de revestimento de papel em larga escala com as mesmas propriedades do plástico, substituindo o silício e a celulose por um material nanoestruturado que elimina o plástico das embalagens descartáveis.
O acordo da Fedrigoni faz parte do programa de capital de risco corporativo que a empresa lançou para identificar start-ups revolucionárias com potencial de escalabilidade industrial. Juntas, a Fedrigoni e a Papkot acelerarão a implementação da tecnologia Papkot em todo o mundo, garantindo que grandes marcas de bens de consumo e alimentos tenham acesso a soluções de embalagem de alto desempenho, totalmente recicláveis e biodegradáveis em escala. Este investimento garante também uma posição estratégica na próxima geração de materiais de embalagem à base de fibras, prevendo capturar uma participação significativa no mercado global de embalagens flexíveis.
Os revestimentos Papkot foram amplamente validados em uma ampla variedade de substratos de papel, incluindo fibras virgens e recicladas. Ensaios industriais em andamento estão ampliando ainda mais a compatibilidade para atender às diversas necessidades de convertedores e proprietários de marcas.
As aplicações dessa tecnologia proprietária são diversas, desde embalagens de utilização única e invólucros para alimentos até papéis retardantes de chama ou transparentes e copos descartáveis. A Papkot utiliza um modelo baseado em inteligência artificial e aprendizado de máquina para desenvolver soluções personalizadas para os clientes, medir o desempenho dos materiais e acelerar a inovação com base em dados.
“Esse acordo tem um potencial imenso para a Fedrigoni”, confirma Marco Nespolo, CEO do Grupo Fedrigoni. “Teremos a oportunidade de adquirir uma tecnologia disruptiva que nos permitirá apoiar ainda mais nossos clientes no desenvolvimento de embalagens monomateriais e totalmente recicláveis. Além disso, a Fedrigoni desempenhará um papel essencial na aceleração da industrialização da Papkot.”
“Desde 2020, temos a missão de eliminar o plástico das embalagens e do nosso dia a dia. Dou as boas-vindas ao nosso novo investidor e parceiro estratégico”, acrescenta Manuel Milliery, CEO da Papkot. “Com a Fedrigoni, compartilhamos um compromisso com a sustentabilidade, altos padrões, atenção aos detalhes e melhoria contínua. Esse investimento permitirá acelerar nosso crescimento internacional e investir ainda mais em pesquisa e desenvolvimento.”

Diretor e Editor Chefe da publicação EMBANEWS.