
O mercado de embalagens está passando por uma mudança significativa, migrando de soluções plásticas para alternativas mais sustentáveis à base de fibra, resultado direto da preocupação dos consumidores com o meio ambiente e de regulamentações cada vez mais rigorosas relacionadas ao desperdício, à reciclagem e ao reúso.
Além disso, o avanço das compras online, nas quais os produtos são enviados diretamente para a casa ou o local de trabalho do consumidor, aumentou a importância das embalagens de papelão ondulado. Deixando de ser usada apenas para transportar e proteger mercadorias, no cenário atual do e-commerce a tradicional caixa marrom se tornou uma extensão direta da imagem da marca.
Essas tendências impõem fortes exigências aos convertedores de embalagens secundárias e terciárias, que precisam entregar caixas repetíveis e de alta qualidade, produzidas da forma mais sustentável possível.
Milhões de caixas RSC (Regular Slotted Container — caixa aba normal) de alta qualidade saem diariamente das linhas de produção com equipamentos BOBST em todo o mundo para atender às demandas desse mercado em rápida evolução. Por meio de uma série de processos precisos, as máquinas FFG (flexo-folder-gluer — impressora-dobradeira-coladeira flexográfica) da BOBST transformam chapas de papelão ondulado em caixas acabadas com excelente precisão e alta velocidade.

A mais recente adição ao portfólio FFG da BOBST é a NOVAFFG, desenvolvida com base na ampla experiência da empresa no setor. Projetada especificamente para otimizar a produção de caixas RSC padrão de médio a grande porte, a NOVAFFG oferece alta produtividade com qualidade de saída precisa e consistente. Sua interface amigável proporciona configurações e trocas de trabalhos mais rápidas, exigindo menos operadores, enquanto o consumo otimizado de energia gera economia de custos e contribui para a sustentabilidade. Tudo isso em um layout enxuto e eficiente, criado para ocupar menos espaço no chão de fábrica.
Alcançando até 18.000 caixas por hora, a NOVAFFG converte papelão de parede simples e dupla com espessura entre 1,4 mm e 10 mm. É uma solução econômica que atrai fabricantes de caixas RSC pela alta confiabilidade e eficiência. Em um mercado no qual os proprietários de marcas exigem qualidade consistente entregue rapidamente, essa linha de produção amplia as capacidades e reduz o desperdício em todas as etapas da fabricação.
Link da NOVAFFG: https://tinyurl.com/44k4c2nz
https://www.bobst.com/
