
A Papirus Indústria de Papel S.A., uma das principais fabricantes de papelcartão do País, fechou um acordo com a RD Saúde , maior rede de farmácias do País, de venda de 266,9 toneladas de créditos de reciclagem para compensar o volume de embalagens de papel utilizadas nos produtos da linha Needs. O acordo é o primeiro realizado nos setores de papel e embalagem diretamente entre um fabricante de papel e o varejo farmacêutico, com a intermediação da Polen, parceira da empresa no programa Papirus Circular.
Com a aquisição dos créditos, a RD não apenas atenderá às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei 12.305, de 02 de agosto de 2010 -, que estabelece a recuperação de 30% do material das embalagens colocadas no mercado em cada estado, mas irá bem além. Por iniciativa da RD Saúde, a compensação será de 100% das embalagens de papel da marca própria Needs.
A venda dos créditos de reciclagem pela Papirus para a RD insere-se na parceria já estabelecida entre as duas empresas, desde agosto de 2022, para desenvolver um projeto de economia circular para a Natz – linha de produtos naturais da RD -, que estabelece o recolhimento das embalagens usadas e a utilização dessas aparas na fabricação de novas embalagens de papel para os produtos da marca. Essa parceria foi estendida para o lançamento da nova linha de cosméticos naturais e sustentáveis, Needs Natos, que também utiliza o Vitacarta® em seus produtos.
Para a Papirus, o novo acordo é bastante significativo. “Trata-se da nossa primeira operação de comercialização de créditos de reciclagem com o varejo farmacêutico e da continuidade da parceria bem-sucedida já estabelecida com a RD no Programa Papirus Circular”, conta Christian Alonso Kroes, gerente de Produto e Assistência Técnica da Papirus, ao destacar que a Papirus é a única fabricante de papel no Brasil a comercializar esses créditos.
No caso da linha Needs, além da compra dos créditos de reciclagem para compensar o volume de embalagens, a RD também prevê, a partir de 2025, migrar as embalagens para que utilizem o Vitacycle®, papelcartão da Papirus que possui o maior percentual de fibras recicladas pós-consumo (PCR) do mercado (40%). O projeto se inicia com 60 produtos da linha Needs, e a proposta é estender o uso do Vitacycle®para mais itens.
“A RD planeja realizar um processo gradual de migração dos materiais reciclados em substituição às fibras virgens, de modo que a cumprir a meta de que “40% de todo o volume de embalagens de produtos de Marcas Exclusivas, sejam de origem reciclada até 2030”, conta Camila Margelo Carlos Yajima, gerente de Marcas Próprias da RD Saúde.
“Agregamos às embalagens valores sociais, ambientais e econômicos, contribuindo para a atividade de coleta, triagem de resíduos e continuidade do ciclo do material”, afirma Amando Varella, co-CEO e diretor Comercial e de Marketing da Papirus.
Diretor e Editor Chefe da publicação EMBANEWS.