
A fabricante italiana de sacolas de papel, Sacma S.p.A, está ampliando sua gama ecológica com B.Life Gaia: uma solução que oferece uma alternativa renovável e compostável para embalar produtos quentes, como frango cozido, entre outros. Essas novas sacolas combinam papel de grama certificado pelo FSC com um forro interno celulósico NatureFlex™ da Futamura. O produto resultante é uma solução altamente técnica para o segmento de rotisseries, um saco de alto desempenho que também oferece opções valiosas para o fim de vida da embalagem. Os novos sacos Gaia, ideais para embalar produtos quentes, possuem camada interna termosselável NatureFlex™, que garante que os sacos sejam à prova de vazamentos, mesmo na presença de sucos, e à prova de gordura para proteger o consumidor. Os materiais são resistentes a altas temperaturas, podendo ser utilizados em fornos e estufas, ou no micro-ondas para reaquecimento do produto.
A Sacma também testou os sacos para uso em temperaturas tão baixas quanto -40°C, para confirmar sua adequação ao congelamento. As sacolas estão disponíveis com visual de papel ou com janela transparente para que o consumidor possa visualizar o produto.
Os sacos Gaia não apenas fornecem o desempenho exigido para embalagens voltadas para rotisseries, mas também são certificados pelo padrão OK Compost Home para compostagem doméstica. Isso significa que podem ser compostados após o uso, tanto em casa quanto na indústria. Os sacos Gaia também são certificados como recicláveis com papel pela Aticelca.
Segundo Robert Pellegrino, Gerente de Vendas e Exportação da Sacma S.p.A., “as novas sacolas termosseláveis Gaia proporcionam o desempenho técnico dos plásticos convencionais laminados em papel, bem como opções válidas para o fim de vida após o uso da embalagem”.
Andy Sweetman, Diretor de Vendas e Marketing EMEA da Futamura, acrescenta: ‘estamos muito satisfeitos que nosso novo filme NatureFlex™ NVO tenha sido considerado para esta aplicação food-to-go. É impraticável reciclar mecanicamente embalagens que tenham sido fortemente contaminadas por alimentos. Ter a opção de compostar as embalagens permite uma solução válida para o fim de vida».
A fabricante italiana de sacolas de papel, Sacma S.p.A., fundada por Eligio Maestri, produz embalagens flexíveis descartáveis à base de papel há mais de 55 anos. Para reduzir o seu impacto ambiental e aumentar a auto-suficiência, produz hoje a maior parte da energia que necessita com painéis fotovoltaicos no telhado da sua fábrica. Em 2023, a empresa obteve a certificação ISO 14001 e agora busca ativamente a ISO 14064 com a visão de se tornar neutra em carbono nos próximos anos.
Saiba mais:
https://www.sacmaspa.com/;
https://www.futamuragroup.com/en/
Diretor e Editor Chefe da publicação EMBANEWS.