

A Stadler Anlagenbau GmbH, em colaboração com a Krones, projetou e instalou o novo Republic Services Polymer Center em Las Vegas, Nevada, que processa garrafas, potes e recipientes de plástico para produzir materiais plásticos prontos para uso em novas embalagens. A primeira de seu tipo na América do Norte, essa instalação fecha o ciclo da economia circular para atender à crescente demanda por plástico reciclado de alta qualidade e grau alimentício.
A Republic Services, que atua no setor de serviços ambientais dos EUA, inaugurou a primeira instalação de reciclagem de plásticos verticalmente integrada da América do Norte, produzindo resinas recicladas para novo uso em embalagens. A Krones, atuando como empreiteira geral no projeto do novo Centro de Polímeros em Las Vegas, trabalhou em conjunto com a Stadler, que foi responsável pelas linhas de classificação mecânica do PET e das poliolefinas. A nova fábrica produzirá mais de 45 mil toneladas por ano de produtos de resina recuperada que serão devolvidos à economia circular.
O novo Polymer Center processa plásticos pré-selecionados coletados pela Republic Services em todo o oeste dos Estados Unidos para recuperar o PET, que é convertido em flocos de PET reciclado (rPET) prontos para serem transformados em novas garrafas, e poliolefinas prontas para uso na produção de novas garrafas, potes e contêineres.
“O Polymer Center é a primeira instalação desse tipo na América do Norte”, diz Pete Keller, vice-presidente de reciclagem e sustentabilidade da Republic Services.
“É a primeira vez que uma única empresa dos EUA gerencia todo o fluxo de reciclagem de plásticos, desde a coleta na calçada até a produção de resinas recicladas de alta qualidade prontas para uso em embalagens sustentáveis.”
A PLANTA GERA RECICLADO DE ALTA QUALIDADE E GRAU ALIMENTÍCIO
O Polymer Center em Las Vegas classifica e processa os materiais, que são recebidos em fardos, em duas linhas: uma para PET e outra para plásticos mistos, cada uma com capacidade de 5 t/h. Os materiais alimentados na linha de PET passam por uma separação mecânica e o material isolado é limpo de partículas ferrosas. Um separador balístico Stadler STT2000 classifica o material em frações rígidas (3D), planas (2D) e finas.
As frações passam por uma classificação baseada em sensores com classificadores de infravermelho próximo (NIR). As tampas, os anéis e a fração 2D vão para os compactadores. As frações 3D são direcionadas para um removedor de rótulos Stadler para remover os rótulos. O PET transparente, as tampas e os anéis são direcionados para a linha de lavagem da Krones, que granula e limpa o material, enquanto o PET colorido é compactado em fardos.
Na linha de tratamento de plásticos mistos, a separação mecânica classifica na peneira o material da alimentação em finos e volumosos – este último é separado em frações leves e pesadas. A fração pesada de plásticos mistos é classificada em quatro produtos de Polietileno (PE) – Natural, Branco, Vermelho/Laranja/Amarelo, Outro/Cor – e dois produtos de Polipropileno (PP) – Natural/Branco e Outro/Cor.
O PET é separado do material restante e enviado para a linha de PET. Os produtos da linha de plásticos mistos são transportados para depósitos de armazenamento, onde um programa de alimentação semiautomático permite que os materiais sejam descarregados por grau para serem alimentados na enfardadeira.
A empresa planeja construir mais três Polymer Centers para atender à lacuna entre o fornecimento e o rápido aumento da demanda por plásticos reciclados, impulsionada por regulamentações e por uma mudança nas preferências dos consumidores por embalagens sustentáveis. Um relatório da Recycling Partnership estima que a lacuna entre o atual suprimento de rPET nos EUA para uso em garrafas e a demanda projetada para 2025 está próxima de 500.000 toneladas.
Saiba mais:
www.kronescom;
www.republicservices.com;
http://w-Stadler.de/pt
Diretor e Editor Chefe da publicação EMBANEWS.