Apoucos meses da drupa 2024 (28 de maio a 7 de junho), a principal feira mundial de tecnologias de impressão, a Bobst, player no setor de tecnologia de embalagem, analisa alguns dos principais temas e tópicos que estão moldando essa indústria.

foto de operador da bobst

Em 2020, a Bobst definiu sua visão de indústria: “moldar o futuro do mundo das embalagens”, tendo a conectividade, a digitalização, a automação e a sustentabilidade como pilares. Desde então, o mundo tem enfrentado uma pandemia sem precedentes, conflitos globais e pressões extraordinárias sobre a indústria devido a vários fatores, incluindo a economia global, as cadeias de abastecimento globais e a escassez de recursos.

Nesse cenário, os proprietários de marcas e os transformadores enfrentam muitos desafios, como o menor tempo de lançamento de produtos no mercado, lotes menores e a necessidade de criar consistência entre vendas físicas e online. Para a Bobst, no entanto, sua visão de indústria tem permanecido estável e consistente ao longo deste tempo, mesmo diante dos acontecimentos globais dos últimos anos, reforçando a assertividade de sua abordagem.

Entre os desafios enfrentados pela cadeia de valor das embalagens está a sua fragmentação, causando demasiados erros e desperdícios nas operações das gráficas e convertedoras.

“Nossa visão é apoiar essa transformação, movendo a indústria de um mundo mecânico para um mundo digital e da fabricação de máquinas para soluções de processo ao longo de todo o fluxo de trabalho. Juntamente com os nossos clientes, queremos transformar a cadeia de valor das embalagens de uma série de silos isolados para uma visão geral conectada de ponta a ponta”, diz a empresa. No centro desta transformação está o BOBST Connect, sua plataforma digital baseada em nuvem em constante evolução que aprimora e melhora a produtividade da indústria de embalagens.

O BOBST Connect reúne dados e serviços digitais em uma plataforma totalmente conectada, com insights e experiência das máquinas Bobst integradas, permitindo uma visão geral e orquestração do processo de produção.

Ao mesmo tempo, a companhia está moldando a indústria em seus segmentos – através de rótulos, embalagens flexíveis, caixas dobráveis e de papelão ondulado – para garantir fluxos de trabalho conectados de ponta a ponta e inovação contínua em um ambiente em constante mudança para responder aos desafios dos proprietários de marcas e varejistas do comércio físico e eletrônico por meio de um fluxo de trabalho flexível e ágil.

ilustração de processos associados à embalagem

O QUE ESPERAR PARA 2024?

“Eventualmente, todas as máquinas e ferramentas irão “conversar” entre si, transmitindo dados através de uma plataforma baseada em nuvem que orquestra todo o processo de produção com sistemas de controle de qualidade. Já estamos vendo isso, com um interesse crescente no uso de dados de PDF para PDF duplo, receita de trabalho, aprendizado de máquina, IA e no uso das melhores informações em todo o fluxo de trabalho de produção, de ponta a ponta”.

A BOBST vai continuar a atuar como um parceiro estratégico de seus clientes, ajudando-os em decisões oportunas e baseadas em fatos, para uma maior produtividade e eficiência e menor desperdício.

Um lançamento em 2024 é o BOBST Application Management, um serviço de consultoria inovador e prático, projetado para as necessidades de convertedores e proprietários de marcas. Através do serviço, os clientes podem receber orientação sobre tecnologias, matérias-primas, processos e casos de negócios ao longo de toda a cadeia de valordas embalagens.

A conferir na próxima drupa.
https://www.bobst.com

Autor
Diretor da Embanews Ricardo Morena Hiraishi

Diretor e Editor Chefe da publicação EMBANEWS.